Agenda
Eixo de Pesquisa
Dramaturgia do ator e a linguagem da máscara teatral
A Máscara, sem sombra de dúvidas, é um dos mais representativos elementos de toda história do teatro e, em todas as culturas, são encontradas máscaras que traduzem a essência da vida cultural de seu povo.
O que nos chamou a atenção, enquanto artistas-pesquisadores, foi a sutil relação entre o Objeto Máscara e o trabalho técnico/criativo que envolve a cena teatral, alcançado, apenas, através de um total engajamento por parte do ator em uma relação verdadeira e única. Decidimos investigar a fundo os pormenores que envolviam tal elo e encontramos um campo fértil e inesgotável de pesquisa sobre a arte de ator e a criação de um teatro essencial.
Durante todo o percurso de trabalho contínuo do Moitará, desenvolvemos uma metodologia própria do treinamento de ator a fim de refletir, a partir do jogo com vários estilos de máscara, as diversas possibilidades de elaboração dramatúrgica. O Moitará vê a Máscara Teatral como um farto instrumento de pesquisa para o ator, por fazê-lo compreender de forma autônoma os princípios que regem a sua arte, tanto no âmbito pedagógico como no artístico. Neste sentido, realizamos um treinamento sistemático que pretende, a partir de uma pesquisa prático-teórica, a sedimentação de um estudo que una diversos olhares sobre o trabalho com a Máscara Teatral.
Por esta razão, o trabalho do Moitará consiste numa pesquisa do significado artístico e sociocultural da Máscara, elaborando a sua função cênica através da confecção e do jogo que ela propõe.