Agenda
Nossa Trajetória
Palavras visíveis
Criado em 2008, o projeto “PALAVRAS VISÍVEIS – Capacitação técnica para atores Surdos com a linguagem da Máscara Teatral” foi selecionado pelo Ministério da Cultura para ser um Ponto de Cultura.
Era um projeto inédito no panorama cultural brasileiro. Ouvintes e surdos se juntaram com o desejo de navegar por esse imenso mar que é a Arte e o Teatro, compartilhando o respeito dessas duas culturas – a do surdo e a do ouvinte.
Nesse percurso quebramos preconceitos, enfrentamos questões linguísticas e juntos – ouvintes e surdos, fomos adaptando a metodologia aplicada pelo Grupo Moitará.
“PALAVRAS VISÍVEIS” realizou apresentações públicas, oficinas, palestras, cinema, intercâmbio artístico e estabeleceu contatos na Inglaterra, França e Escócia.
Em 2011 foi contemplado com o Prêmio Albertina Brasil de Arte Inclusiva 2011 pelo DVD – O Itinerário de um Ponto, que narra à trajetória do trabalho realizado pelo Ponto de Cultura PALAVRAS VISÍVEIS de 2008 a 2011.
Em 2013, através da Lei Rouanet, recebemos o patrocínio da empresa OCENEEARING no projeto “PALAVRAS VISÍVEIS EM REDE”, que nos possibilitou dar continuidade ao trabalho desenvolvido no início de 2008, além da criação do espetáculo “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio”, bem como a apresentação dos alunos Surdos.
Em 2014, passamos a integrar a rede carioca dos Pontos de Cultura da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, com o projeto atual que estará vigente até 2016. Neste projeto, contaremos com um período de formação maior: serão dois anos de capacitação onde estaremos agregando mais 10 novos atores surdos ao projeto, com aulas de história da arte, história do teatro, iluminação teatral e oficina de elaboração de projetos. Além da musicalização do filme “Acorda Zé! A comadre tá de pé” (realizado com os Atores Surdos do projeto em 2011) e do espetáculo “A busca de Seo Peto e Seo Antônio.”