Agenda
A sala de treinamento
O trabalho anterior à máscara
O treinamento funciona como uma reeducação para o ator, perpassa pelo estudo da sua pré-expressividade, que é pautado no trabalho físico e energético, e convida o ator há desmistificação e a quebra dos vícios de seu corpo cotidiano em prol de um corpo cênico potencialmente vivo.
A máscara teatral exige que o ator-criador permaneça em um constante estado de presença e entrega, encontrando ferramentas no corpo físico e emocional para construir cenicamente uma relação verdadeira. Para isso, trabalhamos em cima de nossas dificuldades, onde o que importa é o ajuste entre o corpo físico (pensado aqui como uma estrutura fisiológica) e emocional (uma espécie de musculatura afetiva que teria como base às emoções essências) onde, juntos e articulados, dão suporte para que a imaginação do ator tornar-se crível dentro do jogo cênico. Por isso, denominamos que o trabalho do ator fundamenta-se em uma relação psicofísica, ou seja, um processo assimilatório que une princípios relacionados ao corpo fisiológico (equilíbrio, desequilíbrio, impulso, alternância, compensação, oposição…) junto a um trabalho energético a partir das ações físicas (regido pela mobilização da coluna vertebral) e o imaginário do ator.
Essa reeducação possibilita ao ator agir com liberdade dentro de uma rede de códigos, criando e desenvolvendo um corpo-mente generoso, presente, com todos os seus sentidos em vigília, relacionando-se com o tempo e espaço.